segunda-feira, 18 de abril de 2011

Lareiras

Lareiras

O inverno está chegando e que tal você curtir um clima aconchegante e romântico ou reunir a família e amigos em torno do fogo de uma lareira? Haja vista que o fogo vivo e flamejante é uma das mais aprazíveis e gratificantes utilidades do lar desde a pré-história no convívio entre os seres humanos. Se a sua casa não possui uma, saiba que é possível construir uma. Sim, além de valorizar o ambiente, as lareiras ajudam a criar novos hábitos e aproximando as pessoas.

Lareiras bem projetadas (consulte um arquiteto) elevam a temperatura e reduzem a umidade relativa do ar dando uma sensação de conforto para as pessoas que estão no ambiente. Ela deve estar dimensionada de acordo com o tamanho, o uso do ambiente e com o estilo arquitetônico de sua casa.

As lareiras podem variar, quanto ao modo de aquecimento como, por exemplo, à lenha, à gás e elétrico.

O aquecimento à lenha é o mais tradicional e porque não dizer, romântico e trabalhoso. É o menos indicado para centros urbanos, onde a dificuldade de encontrar lenha e armazená-la pode ser um problema. 

Os aquecimentos à gás ou elétrico são muito práticos e não requerem, necessariamente o uso de chaminés. Essas podem ser instaladas com facilidade em qualquer ambiente, em apartamentos ou varandas, basta ter um ponto de eletricidade ou gás por perto. Nos dois casos, usa-se colocar uma falsa lenha feita de cimento refratário ou cerâmica para dar um aspecto bastante convincente. O que é ecologicamente correto por não consumirem lenha, não soltar fumaça e o calor produzido é 100% aproveitado, diferente das convencionais onde 75% do calor é perdido devido a necessidade de exaustão.


É preciso, entretanto tomar alguns cuidados. O caso do aquecimento elétrico, atenção especial deve ser dada ao quadro de distribuição de energia, verifique se essa demanda foi prevista na instalação. Já o caso do aquecimento à gás, não deixe de manter uma mínima ventilação permanente no ambiente, por questão de segurança. Alguns fabricantes destas lareiras as fornecem com sensores que se, o nível de oxigênio do ambiente estiver baixo ou se o fogo apagar de repente, a lareira desliga automaticamente, evitando maiores transtornos.
 

  













Nenhum comentário:

Postar um comentário