quarta-feira, 20 de abril de 2011

Energia Solar Residencial

Energia Solar Residencial

A instalação do sistema para aproveitamento da energia solar em residências vem se popularizando nos últimos anos. Para sua instalação é necessário procurar uma empresa ou profissional especializado para avaliar a residência e fazer um projeto com as reformas e equipamentos necessários. O ideal é pensar na utilização da energia solar antes de construir a casa. Mas isso não impede que o sistema seja instalado em uma casa já construida.


A captação da energia solar para aquecimento da água utilizada em chuveiros, torneiras e banheiras é o uso residencial mais comum da energia solar e os custos de implantação são muito menores do que as pessoas pensam.

O sistema de aquecedores solares permite economizar com a conta de energia elétrica utilizando uma fonte de energia renovável que contribui para a preservação dos recursos naturais do planeta.

Em termos gerais o equipamento necessário se resume a painel solar e reservatório térmico (boiler). Além disso são utilizados timer, válvula anticongelante, termostato e tubulação especial para água quente.


O custo total depende do tamanho da casa e da quantidade de pontos de saída de água quente (torneiras, chuveiros, etc). A quantidade de painéis solares e o tamanho do boiler são definidos em função da quantidade de moradores da residência.Uma casa, por exemplo, com dois moradores, dois banheiros e umas 4 torneiras de água quente pode utilizar um boiler de 300 a 400 litros.


Especialistas calculam que o custo de instalação do sistema de energia solar residencial costuma se pagar em até um ano e meio após a instalação.




Nenhum comentário:

Postar um comentário