sábado, 5 de março de 2011

Materiais externos

Materiais externos



Voltei um dia destes da casa da praia pensando...

O sol, o sal e a umidade da maresia... são fatores que danificam os móveis e os tratamentos de superfícies externas de tal maneira que sempre há alguma coisa para se reparar.

O caso da madeira, é um clássico.


As madeiras mais resinosas, como a Peróba, a Sucupira e o Angelim, que graças à sua concentração de óleos naturais, é mais resistente para uso ao ar livre, algumas podem durar até 30 anos sem muito cuidado. Outras variedades como o Frejó, o Cedro e o Jatobá, quando devidamente tratados chegam a durar 20 anos sem grandes cuidados.

O mais comum e frequentemente é apenas  limpar o pó e lavar com água e sabão, no entanto, o desgaste natural da superficie tratada expõe os poros da madeira à fungos e a umidade,  resultando na sua aparencia opaca e manchada.

Como manter sem precisar reformar? 

Na época da estiagem (inverno geralmente) é o momento propício para, após uma boa lavagem, aplicar óleos específicos para recuperação do brilho e da cor, contribuindo para rehidratar a madeira, pois ela tende a escurecer e adquirir uma tonalidade acinzentada.

Em superficies de contato não é muito aconselhavel o uso de oléos, assentos de bancos e cadeiras por exemplo, existem vernizes especiais com filtro protetor UV, inclusive,  para impedir a formação de manchas.
se for deixar a madeira com aparencia natural pode-se usar Polistein da Sayerlack ou um verniz com silicone também da Sayerlack , jamais use verniz comum.

As manchas não saem mais? Então chegou a hora da reforma ...  lixar é o recurso,  e também pode-se pintar com alguma cor,  usando primeiro um selador (155 Renner)  e aplicando a tinta na cor que desejar. Minha dica é o Pinta-Tudo, também da Renner, para exterior, é uma tinta a base de agua, um produto com exelentes resultados e de facil aplicação, quem usar poderá atestar.




Nenhum comentário:

Postar um comentário