sábado, 20 de agosto de 2011

Puerto Madero - Buenos Aires

Puerto Madero – Buenos Aires                                             

Reconhecida como o novo cartão postal de Buenos Aires, a paisagem de Puerto Madero é a uma das prediletas dos milhares de turistas que visitam ésta cidade repleta de boas atrações. Os boulevares e as pontes proporcionam uma das melhores panorâmicas da capital portenha. As antigas docas transformadas em restaurantes dão um charme muito especial. Depois de uma bela refeição, caminhar sem pressa pelo calçadão de Puerto Madero. Sentar-se em um dos bancos na beira dos diques para admirar a vista do rio. Um dos melhores lugares para aproveitar um romântico e belo pôr-do-sol na bela Buenos Aires.


Caminhar pelo sofisticado bairro de Puerto Madero na capital argentina é encantar-se com a modernidade e imponência das edificações. Na zona portuária, é como ir de encontro a uma paisagem única do Rio da Prata com os antigos armazéns do cais totalmente restaurados. O antigo porto da capital argentina renovado e charmoso, é um dos pontos turísticos mais visitados de Buenos Aires.

Quem hoje vista Puerto Madero, um dos mais audaciosos e bem-sucedidos projetos de renovação urbanística do mundo, não imagina que o lugar tenha começado com um grande erro, no final do século 19. Foi quando ficou clara a vocação agroexportadora da Argentina e surgiu a polêmica sobre onde deveria ser construído o porto para dar vazão aos grãos e carnes produzidos nos pampas.
Puerto Madero em 1900
Embora a opção mais racional fosse alargar o Canal de Riachuelo, no bairro proletário de La Boca, venceu o projeto de um rico comerciante do Centro, Eduardo Madero. Ele propôs e, graças a amigos influentes, conseguiu construir uma série de diques em frente ao centro da cidade, onde havia um lamaçal.
Canal de Riachuelo
Madero ganhou bons pesos vendendo terras em torno de seu empreendimento, mas, em pouco tempo, a faraônica empreitada, de 35 milhões de pesos-ouros na época, provou-se ineficiente também pela mudança de calado dos navios já maiores no início do século e os 16 prédios das docas foram abandonados.
Puerto Madero em 1910

Somente um século depois, precisamente em 1989, a cidade voltou a olhar para o porto e seus prédios de estilo inglês, tentando consertar o equívoco. E dessa vez, deu certo. O projeto, de mais de 2 bilhões de dólares, transformou a zona decadente em uma convidativa orla. Os antigos armazéns de tijolos vermelhos foram totalmente restaurados e se tranformaram em escritórios, residências, academias, bares, conjuntos de cinemas e restaurantes. 
Puerto Madero  1989
Até o final da década de 80, Puerto Madero era um porto degradado com a maioria dos galpões do século passado abandonada. A solução para desatolar a área foi encontrada no governo de Carlos Menem. Após investimentos públicos e privados na recuperação e reforma da área, a região tornou-se um dos pontos turísticos e de negócios mais importantes de Buenos Aires. A restauração e refuncionalização dos antigos armazéns são vistas como um dos projetos mais importantes na valorização do espaço público em uma cidade da América Latina.

Prédios de estilo inglês na década de 80

Puerto Madero se tornou um charmoso bairro. Seu calçadão, de frente para o rio, é muito procurado por turistas e moradores, inclusive de outros bairros da cidade. Já é um clássico em Buenos Aires almoçar em um dos inúmeros restaurantes de parrillas de frente para o dique e ali tomar uma cerveja Quilmes, tão amada pelos portenhos.
 


As obras públicas de infra-estrutura como drenagem, esgotos, serviços, pavimentação do cais, equipamentos urbanos, jardins e áreas verdes foram financiadas pelo leilão dos terrenos edificáveis. No início desse processo de revitalização da área, o empresariado relutou em fazer investimentos no local.

Hoje, as principais empresas preferem se instalar em Puerto Madero devido à sua localização e a um número significativo de edifícios residenciais. O metro quadrado custa em torno de três mil dólares, o que explica o alto custo de vida nesta região.


Os armazéns, instalados ao longo de um quilômetro, com fachada de tijolo, foram restaurados e receberam modificações como janelas, clarabóias, telhados e terraços. Os turistas e moradores de Buenos Aires têm a garantia de uma grande concentração de restaurantes, bares, fábricas, hotéis, além de agitada vida noturna.
Concentração de restaurantes, bares

UCA Puerto Madero
Os três últimos armazéns são ocupados pela Universidade Católica- UCA o que proporciona uma alta circulação de jovens. Namorados são muito comuns nos bancos dos decks num ambiente bucólico misturado aos bem conservados guindastes amarelos. É comum encontrarmos casais saboreando o tradicional chimarrão e desfrutando da paisagem portenha. A ponte de pedestres, El Puente de la Mujer, completa a cenografia da área.

Puente de la Mujer
Localizada no Dique 3, a ponte é uma obra do arquiteto espanhol Santiago Calavatra, foi inaugurada no ano 2001. O desenho é uma síntese da imagem de um casal dançando tango (poesia de arquiteto). Trata-se de um calçadão de 170 metros de cumprimento, por 6 metros de largura, dividido em três secções: duas fixas em ambas as margens, e uma central móvel que gira em cima de uma estrutura de concreto, que permite, em menos de dois minutos, a passagem de embarcações livremente. Esta secção central é sustenta por uma agulha de aço com centro de cimento de 39 metros de altura. Da agulha em diagonal penduram-se os cabos que sustentam a secção pivotante.
Estive lá em julho - muito frio.
 Agora usufrua das belas perspectivas que Puerto Madero proporciona aos seus visitantes.















Nenhum comentário:

Postar um comentário