Um dos grandes arquitetos da chamada Arquitetura Moderna e o grande fundador da primeira metodologia e escola de design, a famosa Bauhaus, o arquiteto e designer Walter Gropius, que foi um dos mais notáveis representantes.
Arquiteto Walter Gropius em 1969
Walter Gropius (18/05/1883 - 05/07/1969), filho e neto de arquitetos, nasceu em Berlim, na Alemanha. Estudou arquitetura em Munique e em Berlim entre 1903 e 1907 e, após seus estudos, trabalhou durante dois anos como assistente de Peter Behrens, um dos arquitetos e designers mais influentes da Alemanha e um dos fundadores do Deustcher Werkbund.
Arquiteto Walter Gropius em 1920
O Werkbund foi uma organização cultural alemâ fundada em 1907 por um conjunto de artistas e personalidades do meio industrial e produtivo, motivadas pela consciência da necessidade de criação de um novo repertório figurativo para os produtos industriais. Em outras palavras, buscava a colaboração da arte com a indústria, da busca de novas formas aos produtos mais simplificadas (abstratas), funcionais e tipificadas, sem ornamentos desnecessários e sua facilidade na produção em série.
Em 1910, Gropius estabeleceu sociedade de arquitetura com Adolf Meyer (1881-1929) e tornou-se membro do Werkbund. Os sócios constroem em 1911 sua primeira obra em estilo moderno, que é o projeto da Fábrica Fagus, em Alfeld/Leine.
Primeira obra conhecida e em estilo moderno de Gropius e Meyer. A Fábrica Fagus é considerada uma arquitetura funcional, com adoção de uma estética nova e voltada para a produção em massa.
Sofá e cadeira com braços desenhadas em 1911, para o hall de entrada da Fábrica Fagus, possui estrutura de madeira ebanizada com assentos e costas estofados com tecido.
Em 1919, Gropius funda a Bauhaus, a primeira escola de desenho industrial moderno. Um dos princípios estabelecidos por esta escola desde sua fundação era "a forma segue a função", e a partir desta filosofia foi-se definindo um estilo próprio, no qual seus produtos eram extremamente funcionais, despidos de ornamentos e econômicos, cujos protótipos saiam de suas oficinas para a execução em série na indústria.
Em 1925 a escola muda para Dessau, ocupando um prédio desenhado por Walter. O arquiteto deixa a escola em 1928. Após ameaça do governo nazista contra as idéias da escola, em 1934 Gropius emigrou para a Grã-Bretanha, onde trabalhou em sociedade com o arquiteto E. Maxwell Fry (1899-1987). Enquanto esteve em Londres, trabalhou para a empresa de Jack Pritchard, a Isokon, onde foi nomeado chefe de design em 1936.
Edifício da Bauhaus em Dessau. Projeto de Gropius em 1925.
Produtos desenvolvidos por Walter Gropius na Bauhaus. Observe a estética inovadora e simplificadora dos produtos com relação à época em que foram criados.
Em 1937 emigrou para os Estados Unidos e tornou-se professor de arquitetura na Universidade de Harvard. Gropius morre em Boston aos 86 anos de idade, em 5 de julho de 1969.
Os edifícios de Gropius refletem o mais puro estilo da Bauhaus, já que são construídos com materiais novos, que lhes conferem um aspecto moderno, desconhecido naquela época. Suas fachadas são lisas, de linhas claras e carecem de elementos ornamentais desnecessários.
Residência de Gropius, 1938, Lincoln, MA.
As formas arquitetônicas são bem no estilo modernista, com uso de formas simplificadas, cores claras e janelas em fita. Os interiores mantêm a linguagem da arquitetura, com móveis em formas simples e materiais inovadores, como o aço, o couro e a madeira emplacada e faz uso de ambientes integrados. Estas propostas arquitetônicas e dos interiores se mantêm até hoje.
Concluído em 1963 por Gropius, o Edifício MetLife, em Nova York, EUA, possui 60 andares e está entre os 50 maiores arranhas-ceús dos EUA. Nele estão localizados os escritórios mais conceituados do mundo.
Edifício MetLife, em Nova York, EUA.
Fonte: http://pt.wikilingue.com/es/Walter_Gropius
Nenhum comentário:
Postar um comentário