sábado, 24 de setembro de 2011

Walter Gropius nasceu em 1883

Um dos grandes arquitetos da chamada Arquitetura Moderna e o grande fundador da primeira metodologia e escola de design, a famosa Bauhaus, o arquiteto e designer Walter Gropius, que foi um dos mais notáveis representantes.
 Arquiteto Walter Gropius em 1969


Walter Gropius (18/05/1883 - 05/07/1969), filho e neto de arquitetos, nasceu em Berlim, na Alemanha. Estudou arquitetura em Munique e em Berlim  entre 1903 e 1907 e, após seus estudos, trabalhou durante dois anos como assistente de Peter Behrens, um dos arquitetos e designers mais influentes da Alemanha e um dos fundadores do Deustcher Werkbund. 
Arquiteto Walter Gropius em 1920

O Werkbund foi uma organização cultural alemâ fundada em 1907 por um conjunto de artistas e personalidades do meio industrial e produtivo, motivadas pela consciência da necessidade de criação de um novo repertório figurativo para os produtos industriais. Em outras palavras, buscava a colaboração da arte com a indústria, da busca de novas formas aos produtos mais simplificadas (abstratas), funcionais e tipificadas, sem ornamentos desnecessários e sua facilidade na produção em série.

Em 1910, Gropius estabeleceu sociedade de arquitetura com Adolf Meyer (1881-1929) e tornou-se membro do Werkbund. Os sócios constroem em 1911 sua primeira obra em estilo moderno, que é o projeto da Fábrica Fagus, em Alfeld/Leine


Primeira obra conhecida e em estilo moderno de Gropius e Meyer. A Fábrica Fagus é considerada uma arquitetura funcional, com adoção de uma estética nova e voltada para a produção em massa.

Sofá e cadeira com braços desenhadas em 1911, para o hall de entrada da Fábrica Fagus, possui estrutura de madeira ebanizada com assentos e costas estofados com tecido.

Em 1919, Gropius funda a Bauhaus, a primeira escola de desenho industrial moderno. Um dos princípios estabelecidos por esta escola desde sua fundação era "a forma segue a função", e a partir desta filosofia foi-se definindo um estilo próprio, no qual seus produtos eram extremamente funcionais, despidos de ornamentos e econômicos, cujos protótipos saiam de suas oficinas para a execução em série na indústria.

Em 1925 a escola muda para Dessau, ocupando um prédio desenhado por Walter. O arquiteto deixa a escola em 1928. Após ameaça do governo nazista contra as idéias da escola, em 1934 Gropius emigrou para a Grã-Bretanha, onde trabalhou em sociedade com o arquiteto E. Maxwell Fry (1899-1987). Enquanto esteve em Londres, trabalhou para a empresa de Jack Pritchard, a Isokon, onde foi nomeado chefe de design em 1936.


Edifício da Bauhaus em Dessau. Projeto de Gropius em 1925.

Produtos desenvolvidos por Walter Gropius na Bauhaus. Observe a estética inovadora e simplificadora dos produtos com relação à época em que foram criados.
 

 Em 1937 emigrou para os Estados Unidos e tornou-se professor de arquitetura na Universidade de Harvard. Gropius morre em Boston aos 86 anos de idade, em 5 de julho de 1969.

Os edifícios de Gropius refletem o mais puro estilo da Bauhaus, já que são construídos com materiais novos, que lhes conferem um aspecto moderno, desconhecido naquela época. Suas fachadas são lisas, de linhas claras e carecem de elementos ornamentais desnecessários.


                                 Residência de Gropius, 1938, Lincoln, MA.

As formas arquitetônicas são bem no estilo modernista, com uso de  formas simplificadas, cores claras e janelas em fita. Os interiores mantêm a linguagem da arquitetura, com móveis em formas simples e materiais inovadores, como o aço, o couro e a madeira emplacada e faz uso de ambientes integrados. Estas propostas arquitetônicas e dos interiores se mantêm até hoje.






Concluído em 1963 por Gropius, o Edifício MetLife, em Nova York, EUA,  possui 60 andares e está entre os 50 maiores arranhas-ceús dos EUA. Nele estão localizados os escritórios mais conceituados do mundo.


Edifício MetLife, em Nova York, EUA.


Fonte: http://pt.wikilingue.com/es/Walter_Gropius

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Fábrica Fagus de 1911


Fábrica Fagus de 1911, em Alfeld/Leine

Vista Frontal da Fábrica

 Vista Frontal da Fábrica

Vista Lateral da Fábrica


Projeto de Walter Gropius, a Fábrica Fagus, na Alemanha, foi incluída na lista dos bens protegidos pelo Patrimônio Mundial da Unesco.

Situada na cidade de Alfeld an der Leine, a fábrica Fagus compreende um conjunto de dez edifícios.  A construção iniciou no começo dos anos 1910. O conjunto é um dos principais representantes da escola Bauhaus e um marco do modernismo.

A fábrica é um exemplo da utilização criativa e funcional dos novos materiais, expressando com nitidez os seus modernos interesses artísticos e funcionais. Para o autor, a arquitetura devia adaptar-se ao mundo das máquinas e da velocidade e a função de um edifício deveria ser imediatamente reconhecível através das suas formas. Nesta obra, Walter Gropius utiliza o ladrilho e, sobretudo, o ferro e o vidro.

Gropius conseguiu inovar trocando pilares rígidos de concreto em concreto armado pelo encontro de duas planos frágeis em vidro.É a primeira vez que uma fachada é inteiramente recoberta de vidro; os pilares são reduzidos a estreitas colunas de aço; as esquinas não tinham qualquer suporte.
Outra característica importante do edifício é que, graças ao novo tratamento do vidro e do aço, desaparece a habitual distinção entre o interior e o exterior da edificação. A luz e o ar passam a circular o interior da fábrica passando a ser parte do grande universo do espaço exterior.

Fonte:

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Walter Gropius, fundador da Bauhaus

1883: Nasce arquiteto Walter Gropius, fundador da Bauhaus

Arquiteto Walter Gropius em 1920


O arquiteto alemão Walter Gropius, fundador da mais importante escola de design e arquitetura do século 20, a Bauhaus, nasceu em 18 de maio de 1883.


Mais conhecido como o pai da Bauhaus, importante escola que marca até hoje a produção de design e arquitetura, o arquiteto Walter Gropius se dizia norte-americano desde sua emigração forçada para os EUA, em 1937.
Walter Gropius junto a um dos projetos que fez para Chicago

Originário de tradicional família de Braunschweig, Gropius nasceu em Berlim, em 18 de maio de 1883. Quando veio ao mundo, seu tio-avô, Martin Gropius, já havia construído um dos mais belos e célebres prédios da capital alemã, o espaço de exposições que hoje é conhecido pelo nome de Martin Gropius Bau.
A fundação da Bauhaus, em 1919, pode ser entendida como um resumo das ideias que o arquiteto vinha amadurecendo desde seu trabalho junto a um dos precursores do movimento moderno, o arquiteto Peter Behrens. Além de Gropius, trabalhavam no escritório de Behrens, por volta de 1910, Le Corbusier e Mies van der Rohe.
Superação do dilema artístico
Prédio da Bauhaus, em Dessau, projetado por Gropius.

Quando se tornou o primeiro diretor da Bauhaus de Weimar, fusão da Escola de Artes Aplicadas e da Academia de Belas-Artes da Saxônia, Gropius trazia consigo, apesar da pouca idade, as melhores qualificações.
Para dirigir e estabelecer o programa de ensino da escola fundada para superar o dilema artístico na produção industrial e de arquitetura, sua experiência no escritório berlinense de Behrens foi essencial.
No escritório de Behrens, ele havia participado do histórico projeto para a companhia de eletricidade AEG, onde o design industrial fora introduzido pela primeira vez. Tratava-se não somente de um projeto arquitetônico para a fábrica de turbinas, mas de seu completo design corporativo: de aparelhos elétricos a logotipos do papel de carta.
Em 1910, Gropius abriu seu próprio escritório de arquitetura. Dois grandes projetos marcaram sua produção anterior à Primeira Guerra. A fábrica Fagus de 1911, em Alfeld/Leine, um dos primeiros projetos que usaram o ferro e o vidro de forma moderna, e um projeto de fábrica para a exposição do Werkbund de 1914, em Colônia.
Era de mudanças
Em 1915, Gropius casou-se com Alma Mahler, ex-mulher do compositor Gustav Mahler, de quem veio a se separar oito anos mais tarde. Após a guerra, quando Gropius voltou como oficial altamente condecorado, participou do assim chamado Grupo de Novembro, cujo objetivo era absorver os impulsos da revolução de novembro de 1918, que derrubou a monarquia na Alemanha. Foi nesta era de mudanças que nasceu a Bauhaus.
A escola surgiu sob a ideia da "grande construção" e representava a corrente da Nova Objetividade. Seu lema inicial era construir a "catedral do futuro" ou "catedral do socialismo". Inspirada nas construções das catedrais medievais, a Bauhaus procurava reunir artes e ofícios para atender à sociedade do futuro, pacífica e sem contradições.
Interesses da indústria
Gropius dirigiu a Bauhaus até 1928. Nos primeiros tempos, seus conceitos foram influenciados pela ideia da "obra de arte total" propagada pelo compositor Richard Wagner no século anterior, e pela superação dos estilos históricos na arte através da transformação da vida numa experiência estética, difundida pelo filósofo Friedrich Nietzsche. Em sua segunda fase, a Bauhaus logo sucumbiu aos interesses da indústria.
Acusada de "bolchevismo" e "judaísmo" pelo governo conservador de Weimar, a escola mudou-se para a liberal Dessau em 1925, onde Gropius projetou sua famosa sede funcionalista. Em vez da "catedral do futuro", lema inicial da Bauhaus, a escola passou a defender a integração da arte com a técnica.
Abandonado pelos sindicatos e trabalhadores e perseguido pelos conservadores, Gropius encontrou refúgio, e financiamento, nos industriais. A forma passou então a seguir a função. A política, no entanto, não deixou de marcar tanto o início quanto o fim da escola, fechada pelos nazistas em 1933, que consideravam o modernismo "coisa de comunista".

Princípios funcionalistas e universalistas
Com medo de perseguições, Gropius se exilou na Inglaterra em 1934. Os projetos residenciais e escolares da época, que fez juntamente com o arquiteto inglês Maxwell Fry, influenciaram bastante a arquitetura local.

Em 1937, ele aceitou um convite da Escola de Arquitetura da Universidade de Harvard nos Estados Unidos. Gropius tornou-se diretor do departamento em 1938, cargo em que permaneceu até 1952.
Por ocasião da 2ª Bienal de São Paulo, em 1953/54, Walter Gropius veio ao Brasil para compor o júri do prêmio de arquitetura. A visita do primeiro diretor da Bauhaus à Casa de Canoas de Oscar Niemeyer nada agradou ao arquiteto brasileiro.
Precursor do funcionalismo e opositor do individualismo na arte, Gropius afirmou a Niemeyer: "Sua casa é bonita, mas não é multiplicável". Em seus escritos, Niemeyer comenta assim o ocorrido: "Como alguém pode falar tanta burrice com ar de seriedade? Como pode ser multiplicável uma casa que se adapta tão bem ao terreno?".

Com ou sem razão
Com razão ou não, Gropius permaneceu fiel aos princípios funcionalistas e universalistas até sua morte, em 5 de julho de 1969. Além de inúmeros projetos nos Estados Unidos e pelo mundo, o arquiteto alemão, que desde sua emigração aos 54 anos para os EUA se dizia norte-americano, realizou importantes projetos em Berlim.
Entre eles, o prédio residencial para a exposição de arquitetura Interbau em 1957, o prédio do Arquivo da Bauhaus e um conjunto habitacional de 18,5 mil moradias no bairro de Neukölln, que hoje leva o nome de Gropiusstadt ou Cidade de Gropius.
Bildunterschrift: Gropiusstadt (Cidade de Gropius), em Berlim

Texto: Carlos Albuquerque