quarta-feira, 20 de abril de 2011

Energia Solar Residencial

Energia Solar Residencial

A instalação do sistema para aproveitamento da energia solar em residências vem se popularizando nos últimos anos. Para sua instalação é necessário procurar uma empresa ou profissional especializado para avaliar a residência e fazer um projeto com as reformas e equipamentos necessários. O ideal é pensar na utilização da energia solar antes de construir a casa. Mas isso não impede que o sistema seja instalado em uma casa já construida.


A captação da energia solar para aquecimento da água utilizada em chuveiros, torneiras e banheiras é o uso residencial mais comum da energia solar e os custos de implantação são muito menores do que as pessoas pensam.

O sistema de aquecedores solares permite economizar com a conta de energia elétrica utilizando uma fonte de energia renovável que contribui para a preservação dos recursos naturais do planeta.

Em termos gerais o equipamento necessário se resume a painel solar e reservatório térmico (boiler). Além disso são utilizados timer, válvula anticongelante, termostato e tubulação especial para água quente.


O custo total depende do tamanho da casa e da quantidade de pontos de saída de água quente (torneiras, chuveiros, etc). A quantidade de painéis solares e o tamanho do boiler são definidos em função da quantidade de moradores da residência.Uma casa, por exemplo, com dois moradores, dois banheiros e umas 4 torneiras de água quente pode utilizar um boiler de 300 a 400 litros.


Especialistas calculam que o custo de instalação do sistema de energia solar residencial costuma se pagar em até um ano e meio após a instalação.




segunda-feira, 18 de abril de 2011

Lareiras

Lareiras

O inverno está chegando e que tal você curtir um clima aconchegante e romântico ou reunir a família e amigos em torno do fogo de uma lareira? Haja vista que o fogo vivo e flamejante é uma das mais aprazíveis e gratificantes utilidades do lar desde a pré-história no convívio entre os seres humanos. Se a sua casa não possui uma, saiba que é possível construir uma. Sim, além de valorizar o ambiente, as lareiras ajudam a criar novos hábitos e aproximando as pessoas.

Lareiras bem projetadas (consulte um arquiteto) elevam a temperatura e reduzem a umidade relativa do ar dando uma sensação de conforto para as pessoas que estão no ambiente. Ela deve estar dimensionada de acordo com o tamanho, o uso do ambiente e com o estilo arquitetônico de sua casa.

As lareiras podem variar, quanto ao modo de aquecimento como, por exemplo, à lenha, à gás e elétrico.

O aquecimento à lenha é o mais tradicional e porque não dizer, romântico e trabalhoso. É o menos indicado para centros urbanos, onde a dificuldade de encontrar lenha e armazená-la pode ser um problema. 

Os aquecimentos à gás ou elétrico são muito práticos e não requerem, necessariamente o uso de chaminés. Essas podem ser instaladas com facilidade em qualquer ambiente, em apartamentos ou varandas, basta ter um ponto de eletricidade ou gás por perto. Nos dois casos, usa-se colocar uma falsa lenha feita de cimento refratário ou cerâmica para dar um aspecto bastante convincente. O que é ecologicamente correto por não consumirem lenha, não soltar fumaça e o calor produzido é 100% aproveitado, diferente das convencionais onde 75% do calor é perdido devido a necessidade de exaustão.


É preciso, entretanto tomar alguns cuidados. O caso do aquecimento elétrico, atenção especial deve ser dada ao quadro de distribuição de energia, verifique se essa demanda foi prevista na instalação. Já o caso do aquecimento à gás, não deixe de manter uma mínima ventilação permanente no ambiente, por questão de segurança. Alguns fabricantes destas lareiras as fornecem com sensores que se, o nível de oxigênio do ambiente estiver baixo ou se o fogo apagar de repente, a lareira desliga automaticamente, evitando maiores transtornos.
 

  













sexta-feira, 15 de abril de 2011

Processo de Elaboração

Processo de Elaboração

                                             Perspectiva Volumétrica                       Croqui experimental dos elementos construtivos                                                 

Conversando comum amigo, debatemos a respeito de como cada um definia os elementos construtivos de uma fachada. A partir de que ponto passamos a visualizar no desenho o que até então está apenas em nossos pensamentos (o partido do projeto).

Após ouvir seus argumentos,  todos com muita lógica,  mas de processamento diverso do que eu emprego,  ele me disse que hoje em dia os arquitetos não usam mais tanto o desenho "a mão" como meio de estudo de possibilidades pois leva muito tempo e custa trabalho...

Discordando ainda, resolvi mostrar um caso em que empreguei aquilo que defendia, e agora compartilho com você, que me visita no blog.

No meu caso, após definir a volumetria (resultado do plano de necessidades e implantação),  o passo seguinte é estabelecer a vista em perspectiva que melhor proveito tem para defender os parametros estéticos que comporão o projeto propriamente dito; o caso dos desenhos acima é um exemplo do que digo.

Em uma etapa seguinte é bem provável que em detrimento do projeto, venham a ocorrer diversos ajuste à esta idéia inicial,  mas a caracteristica permanece..

  Perspectiva traçada com esquadro 

terça-feira, 12 de abril de 2011

Esquadrias de PVC

Esquadrias de PVC


Esquadrias em PVC vêm conquistando uma parcela cada vez maior no mercado da construção civil, principalmente nas obras de alto padrão, onde mais de 60% das novas construções as utilizam.

 

A principal vantagem destas esquadrias é a grande resistência mecânica garantida pelo uso de alma de aço, que devido a resistência possibilita fechar grandes vãos sem grandes restrições no aspecto geral. Sendo montadas com rigoroso controle de qualidade em todas as etapas do processo de produção, conforme norma da (ABNT 02:111.04-011), através do processo chamado  termo-fusão onde a estanqueidade é garantida.

Outra vantagem relevante do PVC é a eliminação de gastos com manutenção e pintura, assegurando a melhor relação custo x benefício entre todos os materiais utilizados em esquadrias.  O tempo de vida útil de um perfil de PVC gira em torno de 35 a 40 anos.


Os perfis de PVC são produzidos com proteção UV (Raios Ultra Violeta) possuem normalmente garantia de 10 anos, não necessitam de pintura, não são inflamáveis, mas sim auto-extingüíveis, permitem o isolamento térmico e acústico, além é claro de serem ecologicamente corretas pois o PVC é totalmente reciclável e não elimina substâncias tóxicas, portanto não prejudica o meio ambiente.
Algumas empresas fabricantes de esquadrias de PVC. 

terça-feira, 5 de abril de 2011

Expolux 2012

Confirmado: Expolux será realizada em 2012.


Ainda sem data definida, a Expolux 2012 apresentará inovações e a mais alta tecnologia dirigida ao setor de iluminação, abrangendo produtos para iluminação residencial, industrial e pública, a feira em sua 13ª edição é considerada a principal vitrine do segmento, como o maior e mais importante ponto de referência da indústria de iluminação na América do Sul.

Na sua edição passada, que ocorreu simultaneamente com a FEICON-BATIMAT,  foram apresentadas soluções que somam economia e combinam a melhor performance do produto com o cuidado crescente do segmento com o meio ambiente, uma constante nos lançamentos da Feira este ano.

A Expolux vem se tornando a principal mostra do mercado para profissionais que, em suas atividades, necessitam entrar em contato com as tendências e as novas tecnologias, que cercam o universo da iluminação. São arquitetos, engenheiros, decoradores dentre outros que têm a oportunidade de conhecer em primeira mão as novidades reservadas pelo setor para o evento.