quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013


Casa em Light Steel Frame

Na cidade de São Francisco de Paula, a 100 km de Porto Alegre (RS), próxima a cidade de Gramado, uma casa erguida em steel frame, drywall e OSB, num projeto contemporâneo de sua criação à execução, idealizado pelo arquiteto Luciano Andrades, ” inova em termos de estrutura e design.

A região serrana gaúcha tem como arquitetura predominante, casas feitas com pedra e concreto, muitas vezes em estilo europeu, mas ao contrário do que se espera de uma construção na serra, a casa batizada de  “Refúgio São Chico” para o diretor de comerciais, Robson Langhammer, precisava de um apelo criativo, que atendesse aspectos funcionais, técnicos, estéticos e financeiros.
O costume rústico é mantido por muitos moradores, porém o “Refúgio São Chico” surge com uma proposta inovadora. Utilizando o sistema de construção a seco, com uma estrutura executada com perfis de aço leve, também conhecida como Light Stell Frame, paredes revestidas internamente com Drywall e externamente com placas de OSB.



Essa tecnologia pouco difundida no Brasil serve como base para o refúgio, que ainda reúne materiais tradicionais como telhas onduladas e madeira comum. As telhas serão usadas para o revestimento da casa que tem formato retangular.
A casa de design arrojado consegue se encaixar de forma harmoniosa no ambiente natural, muitas das árvores do terreno foram mantidas para preservar a vegetação nativa.



Construções em Light Stell Frame  são uma excelente opção para inovar e utilizar a tecnologia a favor da eficiência,  trazendo grandes benefícios à construção.

 
O clima da região é bastante frio no outono e inverno, nesse contexto a lareira se torna um item indispensável, não só pelo conforto do espaço, mas também como fonte principal de calor, isso somado ao revestimento térmico que colabora na retenção do calor no interior da casa. O sistema Drywall possibilita um ótimo desempenho térmico e acústico, favorecendo o conforto ambiente.









Fonte: http://www.metalica.com.br/casa-em-steel-frame